segunda-feira, 9 de abril de 2012

CORREÇÃO DA PROVA DE PROCESSO PENAL 2- UNIEVANGELICA-7º A


CASO 01- JOÃO FOI ACUSADO DE ATROPELAR E MATAR PEDRO NA RODOVIA BR060, QUILOMETRO 800, QUE LIGA A CIDADE DE FELICIDADE À CIDADE DE ALEGRIA, TODOS NO ESTADO DE ESPERANÇA. CONSTA DO INQUÉRITO POLICIAL INSTAURADO NA CIDADE DE FELICIDADE QUE JOÃO NÃO ESTAVA EMBRIAGADO E QUE ESTAVA EM VELOCIDADE SUPERIOR À PERMITIDA PARA O LOCAL. TERMINADO ESSE INQUERITO JOÃO FOI DENUNCIADO PELA PRÁTICA DO CRIME PREVISTO NO ARTIGO 302 DO CTB PELO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL QUE ATUA NA FELICIDADE DE FELICIDADE. RECEBIDA A DENUNCIA PELO JUIZ DA COMARCA DE FELICIDADE JOÃO É CITADO PARA OFERECER A RESPOSTA (DEFESA). VOCE É CONSTITUIDO COMO DEFENSOR DO MESMO. EM PERICIA VERIFICA-SE QUE O QUILOMETRO 800 DA BR060 ESTÁ NA CIRCUNSCRIÇÃO DA COMARCA DE ALEGRIA. NESTE MESMO MOMENTO, UM AMIGO DE JOÃO, O SENHOR PAULO, O PROCURA AFIRMANDO QUE O CARRO ENVOLVIDO NO ACIDENTE FOI EMPRESTADO POR ELE A JOÃO, MAS O DOCUMENTO DO REFERIDO AUTOMÓVEL NÃO ESTÁ EM NOME NEM DE JOÃO NEM DE PAULO. COM BASE NOS DADOS RESPONDA:
1)      O QUE PODERÁ SER ARGUIDO PARA DISCUTOR ACERCA DO RESULTADO DA PERÍCIA?
EXCEÇÃO DE INCOMPETENCIA, CONFORME ARTIGO 95, II DO CPP  E ARTIGO 108 DO CPP.

2)      PAULO PODERÁ REAVER O SEU CARRO? QUEM IRÁ DECIDIR: O DELEGADO OU O JUIZ? INCIDIRÃO SOBRE O CARRO OS EFEITOS AUTOMÁTICOS DA CONDENAÇÃO, CASO JOÃO SEJA CONDENADO COM O TRANSITO EM JULGADO?
ELE PODERÁ PEDIR A RESTITUIÇÃO DA COISA APREENDIDA E SE DEMONSTRAR A SUA PROPRIEDADE PODERÁ REAVER O CARRO. ESSE PEDIDO SERÁ RESOLVIDO PELO JUIZ EM RAZÃO DA PROPRIEDADE NÃO ESTAR CLARA. NÃO INCIDIRÃO SOBRE O CARRO OS EFEITOS AUTOMÁTICOS DA CONDENAÇÃO POIS O CARRO NÃO É ADVINDO DE PROVEITO DO CRIME E, APESAR DE SER INSTRUMENTO DO CRIME SUA POSSE OU DETENÇÃO NÃO CONSTITUI ATO ILICITO. ALÉM DISSO, SE COMPROVAR A PROPRIEDADE DE PAULO O CARRO PERTENCE À TERCEIRO DE BOA FÉ. CONFORME ARTIGOS 91 DO CP, 120 DO CPP.

3)      CONSIDERANDO QUE FOSSE VERIFICADO NO DECORRER DO PROCESSO QUE PEDRO ERA GOVERNADOR DO ESTADO DE ESPERANÇA, QUE SOB CRISE DE DEPRESSÃO, DESENCADEADA POR DENÚNCIA DE UMA OPERAÇÃO DA POLICIA FEDERAL, ESTAVA QUERENDO SE MATAR, E O JUIZ FEDERAL DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DA CIDADE DE FELICIDADE TAMBÉM SE JULGASSE COMPETENTE PARA JULGAR O FEITO, A QUEM CABERIA DECIDIR ACERCA DA COMPETENCIA?
O FATO DA VÍTIMA SER GOVERNADOR NADA MUDA COM RELAÇÃO AO FORO DE JULGAMENTO. NESTE CASO, COMO O CONFLITO OCORREU ENTRE DOIS JUÍZES VINCULADOS A TRIBUNAIS DIVERSOS, CABE AO STJ DIRIMIR ESTE CONFLITO, CONFORME ARTIGO 105, I, ALÍNEA D DA CF.

4)      CONSIDERANDO QUE A FAMILIA DE PEDRO CONSTITUISSE UM ADVOGADO E ESTE REQUERESSE AO JUIZ DA CAUSA A RESTRIÇÃO DE UM BEM PARA GARANTIR A REPARAÇÃO DO DANO, NÃO HAVENDO EM NOME DE JOÃO IMOVEIS E MOVEIS, O CARRO ENVOLVIDO NO ACIDENTE PODERIA SER OBJETO DE ALGUMA RESTRIÇÃO? SE AFIRMATIVA A RESPOSTA, POR QUAL MEIO?
CABERIA A MEDIDA DE BUSCA E APREENSÃO, CONFORME DISPOE O ARTIGO 240 DO CPP C/C ARTIGO 132 DO CPP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário